Ela tem como objetivo principal, apoiar as pessoas a conhecerem as suas capacidades e competências, os seus interesses, necessidades e expectativas, para melhor poderem construir o seu projeto de vida, não apenas em termos de carreira (escola; profissão), mas sempre que for necessário.
Com este objetivo, são realizadas várias atividades das quais podemos destacar: análise de si próprio através da realização de questionários de interesses e valores profissionais; avaliação da maturidade vocacional; exploração das ofertas de formação; integração de todo um processo de Orientação Vocacional.
A orientação profissional, de maneira geral, se destina tanto para jovens em situação de transição da escola para a universidade ou mercado de trabalho, quanto para estudantes universitários e adultos que querem repensar sua trajetória profissional, planejar a carreira e preparar-se para a aposentadoria.
O psicólogo auxilia o cliente a tomar suas próprias decisões em relação à sua carreira ou profissão. Em função disso, o trabalho desenvolvido se baseia na aplicação de testes (testes de inteligência, testes de aptidões, testes de personalidade) e em atividades que busca levar o cliente a refletir sobre si mesmo, sobre as opções existentes e, assim, poder realizar escolhas ou construir planos profissionais de melhor qualidade. Autoconhecimento e conhecimento do mundo do trabalho são os dois eixos centrais do trabalho, cujo sucesso depende muito da disposição do cliente para refletir e decidir.
O atendimento individual consiste em uma série de encontros semanais com o cliente (cerca de 50 minutos cada). O número de encontros é variável, dependendo dos objetivos do trabalho e das necessidades do orientando.
A eficácia e a evolução do tratamento depende de um conjunto de fatores, que inclui a capacitação do terapeuta, a entrega e receptividade do paciente.