PSICOLOGIA POSITIVA
A Psicologia Positiva atua com uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas, enfatizando mais a busca pela felicidade humana que o estudo das doenças mentais.
Ela se preocupa com a ação que as emoções exercem sobre o organismo humano e estabelece o teor dessa influência no equilíbrio dos corpos físico e mental. Uma das idéias principais desta teoria é a “resiliência”, ou seja, o poder humano de se manter firme diante dos infortúnios, adaptando-se a eles. Procurando quebrar os vínculos que prendem o pensamento humano a uma concepção negativista sobre a jornada existencial do homem. Tendo como foco a natureza positiva das experiências e vivências do indivíduo, embora não descuide das pesquisas sobre a patologia. A diferença é que a ênfase recai agora sobre a esfera iluminada da mente, visando promover qualidade de vida.
É uma terapia que busca levar o paciente a olhar para si mesmo e a encontrar não apenas emoções e desejos reprimidos, bloqueios e traumas emocionais, mas principalmente qualidades virtuais arquivadas na mente humana através de experiências adquiridas ao longo da vida, que podem ou não estar na esfera da consciência. A pessoa deve mentalizar os seus objetivos, valorizando-os em detrimento das dificuldades, ampliando o campo dos desejos e estabelecendo metas para alcançá-los.
A Psicologia Positiva procura explorar forças até então desconhecidas na mente humana, com a finalidade de compreender o seu alcance e os efeitos que pode provocar no cotidiano de cada pessoa. Assim, superando antigos preconceitos, crenças e valores, que impedem o ser humano de visualizar os caminhos transformadores, gerando limitações e impedindo o progresso do indivíduo, ela busca ampliar o bem-estar espiritual do sujeito, seguindo uma nova propensão social, a procura da felicidade. Portanto, para que haja a autotransformação o pensamento positivo é fundamental.
A eficácia e a evolução do tratamento depende de um conjunto de fatores, que inclui a capacitação do terapeuta, a entrega e receptividade do paciente.